26 fevereiro 2010

Governo Itinerante segue para Morada Nova, Araripe e Lavras da Mangabeira

A primeira edição de 2010 do “Governo do Estado na Minha Cidade” acontece neste sábado (27), no município de Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, e secretários estaduais. Na ocasião, será realizada uma audiência pública com a população onde serão discutidas ações para o Desenvolvimento Econômico da região. Já na segunda (01), o Programa segue para Araripe, no Cariri, e na terça-feira (02) para Lavras da Mangabeira, no Centro Sul do Estado. Também a população dos dois municípios – Araripe e Lavras – terão a oportunidade de debater em audiência pública com o governador e representantes da administração estadual as demandas do município na área da Educação Formal e Profissionalizante, e Segurança Pública, respectivamente.
Além de conhecer as necessidades das regiões, serão anunciadas ações em benefício a população em diversas áreas de atuação do Governo. Nos três municípios serão assinados termos de adesão ao Programa de Cooperação Federativa (PCF) beneficiando 53 municípios das regiões através de ações nas áreas de saúde, educação, segurança pública, esporte, infraestrutura, desenvolvimento agrário e social. Os termos de adesão somam mais de R$ 34 milhões em investimentos com o Programa.
O governador, junto com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, também assinam os termos de adesão ao projeto “Primeiro Passo”, que proporciona a realização de cursos com jovens de vários municípios das regiões, e “Criando Oportunidades”, atendendo trabalhadores das três localidades. Em Morada Nova, Araripe e Lavras a titular da pasta também fará a entrega de certificados de participação dos municípios no Plantec para a realização de diversos cursos.
Famílias do Vale do Jaguaribe, Cariri e do Centro Sul do Estado que vivem da agricultura serão beneficiadas com a assinatura do Convênio de Práticas Agrícolas entre Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e municípios. O objetivo da ação é fortalecer a prática da agricultura familiar nessas regiões.

Nos municípios que receberão o Governo será feita a entrega de certificados a candidatos aptos a participarem do “Carteira de Motorista Popular”. Com esta ação, os candidatos terão todas as despesas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pagas pelo Governo do Estado, através do Detran-CE.

Educação

Durante o Governo Itinerante, o governador Cid Gomes dará a autorização para início das obras da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Morada Nova e Araripe. Nestes equipamentos jovens dos municípios poderão concluir o Ensino Médio, além de terem uma formação técnica a partir dos cursos que serão oferecidos na unidade. Jovens do município de Lavras da Mangabeira também terão sua educação profissional asseguradas com a Escola Técnica Agrícola do município, quando Cid Gomes assinará a ordem de serviço para início das obras da Escola.

Ações Sociais

Também nos três municípios o “Governo Itinerante” prossegue por todo o dia com fóruns onde participam todo o secretariado, afim de que eles possam conhecer as necessidades dos municípios, e ações sociais que garantem o acesso a cidadania da população, como tirar documentos de carteira de identidade e profissional, e cadastramento no banco de dados de desempregados do IDT.

Serviço:

Governo do Ceará na Minha Cidade

Morada Nova (27.02): CECJEC – Centro Educacional Coronel José Epifânio das Chagas - Av. Manoel Castro, S/N – Centro
A partir das 9h30min

Araripe (01.03): Ginásio Poliesportivo Antônio Almino de Alencar - Av. José Loiola de Alencar, S/N – Centro
A partir das 9h30min

Lavras da Mangabeira (02.03): CSU – Centro Social Urbano - R. Sérgio Banhos, S/N – Centro
A partir das 9h30min

26.02.10

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)

0 comentários:

Postar um comentário