16 maio 2010

ESCRITOR DIMAS MACEDO RECEBE CIDADANIA FORTALEZENSE DA CMF

Na noite da última quinta-feira, 13, a Câmara Municipal de Fortaleza entregou nos braços da Terra Luz mais um cidadão fortalezense, o escritor Dimas Macedo. A homenagem, proposta pelo vereador Paulo Facó (PTdoB), celebrou a vida do menino de Lavras da Mangabeira, que, com o mistério e o símbolo da poesia, cultiva a lealdade. “Seus versos são pedaços de vida, laborados no cadinho das contradições existenciais”, destacou.
Paulo Facó entregou o Título de Cidadão a Dimas, destacando que o poeta é “o universo contido num homem” (escritor Victor Hugo). O parlamentar evidencia a influência da cidade natal do homenageado em sua trajetória e o fascínio pela sua nova mãe, Fortaleza. “De Lavras trouxe o ouro de sua exuberante personalidade e aqui construiu novas riquezas. Receba este diploma que o alista no testamento da Noiva do Sol e lhe chancela o acalanto no colo de Iracema”, pontuou.
“Fortaleza e o seu potencial lírico e amoroso incrustaram-se no meu coração de poeta e na minha alma de cidadão e militante político, como se fossem uma carta de navegação e uma tatuagem que sempre nos deixa a sotavento do sonho”, enfatizou Dimas Macedo. Ele recitou poemas extraídos do livro Liturgia do Caos (Crônica e Mudanças), que “refletem parte do amor que dedico a Fortaleza”. O escritor dividiu a comenda com a esposa, Lúcia Cidrão. “Eu lhes afirmo que a minha cidade é aqui, e que honrarei com palavras e estrelas a dignidade com que fui distinguido”, pontuou.
A solenidade contou com a presença dos vereadores José do Carmo (PSL), Marcelo Mendes (PTC), Eliane Novais (PSB) e João Alfredo (PSOL); do deputado estadual, Heitor Férrer (PDT); do vice-presidente da Academia Cearense de Letras, Barros Pinho; do desembargador Fernando Ximenes; do presidente da Academia de Ciências Sociais, João Gonçalves de Lemos; do presidente da Academia Cearense de Letras e Artes do Nordeste, José Teles;o presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro; do presidente do Instituto do Ceará, José Augusto Bezerra; do secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, René Barreira; do secretário de Cultura do Estado, Auto Filho; do secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato Ramalho; e do prefeito de Teresina, Elmano Férrer.
Reportagem: Adriana Albuquerque, site: WWW.cmfor.ce.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário